Dicas para deixar seu cão mais feliz

Dicas para deixar seu cão mais feliz

Você sabe o que é enriquecimento ambiental?

Vivendo em ambiente urbano, os cães possuem instintos muitas vezes adormecidos devido ao estilo de vida que levam. Comida fácil, falta de exercícios e pouca socialização são fatores que desencadeiam hábitos como lamber patas, hipersexualidade, depressão e agressividade.

Mas como podemos minimizar esses comportamentos? Atividades que estimulam o comportamento natural dos cães é uma excelente forma para que os maus hábitos desapareçam.

Aí entra o enriquecimento ambiental que nada mais é do que proporcionar aos cães estímulos que despertem seus instintos naturais. Atividades físicas gastam energia e brinquedos que estimulam a busca por alimentos ajudam o cão a manter-se ocupado e focado, diminuindo a ansiedade e o estresse. Todo estímulo é bem-vindo: cheiros, sabores, texturas, tudo é motivo para que o cão interaja com o mundo ao seu redor.

A socialização é outro fator importante para o bem-estar dos cães e também para a formação de um adulto equilibrado e amigável. Os filhotes que não são estimulados de diversas formas crescem assustados, desconfiados e com mais tendência a se tornarem agressivos. Já os filhotes que passam por um período de socialização crescem bem ajustados e mais amigáveis.

Observe o comportamento e personalidade do seu pet e escolha atividades que tenham um significado positivo no dia a dia do animal, assim você poderá ajudá-lo a ter uma qualidade de vida muito melhor.

 

foto: Augusto Kuba

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *