Por que os cães cheiram o rabo uns dos outros?

cheiro

Muita gente deve se perguntar o motivo desse comportamento que, na visão de um humano pode parecer bem esquisito. Mas tudo tem sua razão…

O olfato é o principal sentido dos cães, muito mais sensível do que o humano. Através dele são capazes de reconhecer seus donos e outros cães. Ele “enxerga” o mundo pelos odores que sente.

Na hora de reconhecer outro cão, praticamente tudo o que ele precisa saber de outro está no ânus.

Nessa região há vários odores que fornecem muitas informações aos demais cães. Lá se encontra uma glândula de cheiro chamada glândula anal ou adanal, que identifica cada animal como uma espécie de impressão digital.

Além dessa glândula, os ancestrais dos cães domésticos podiam identificar o líder da matilha pelo cheiro do ânus, pois descobriam se ele estava comendo com frequência (defecando frequentemente) e se estava comendo a melhor parte da caça.

Um cão que quer se impor, levanta o rabo como se tivesse orgulho do cheiro do seu ânus, enquanto um animal submisso o esconde com a cauda como se estivesse dizendo que não faz questão de se impor e que não tem orgulho do seu cheiro nem do alimento que vem ingerindo ultimamente.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *