Como entender a linguagem do seu cão

Como entender a linguagem do seu cão

Muitos conflitos entre humanos e cachorros acontecem pela falta de conhecimento da linguagem dos cães. Quanto mais estudarmos os cães e suas formas de comunicação, melhor será nosso entendimento e maior o nosso amor por eles. Quanto melhor for nossa capacidade de comunicação, maior será a harmonia e menor o estresse dessa relação tão profunda e verdadeira.

Vamos brincar?

Quando seu cachorro levanta a pata na tentativa de tocar uma parte do seu corpo ou vocaliza de uma forma diferente e repetitiva, esse é um claro sinal de que ele está pedindo sua atenção. Fique atento a necessidades mais específicas como comida, água, xixi ou mesmo a uma necessidade de sair para brincar e gastar energia.

Um sinal bem comum que indica que o peludo está a fim de carinho é quando ele arranha o ar com as duas patas repetidamente. Se ele está parado, olhos fixos em você e rabinho abanando, também é sinal de que precisa de atenção.

Tá dominado!

Se você tem mais de um cãozinho em casa, é possível que já tenha visto um deles montando no outro como se tentasse cruzar, mesmo sendo castrados e nenhum deles estando no cio.

Esse comportamento pode ser uma manifestação de estresse, um vício de comportamento e também pode indicar que ele está adotando uma postura de dominância sobre o companheiro.  Carência afetiva e tédio também podem provocar o hábito e montar acaba sendo a saída que o cão encontra para chamar a atenção do dono.

Portanto, nesse caso, esteja atento para detectar por qual motivo o seu cão está adotando esse padrão de comportamento e faça de tudo para que ele não adquira esse hábito.

De cabelo em pé

Um cão que se sente ameaçado pode ficar literalmente de cabelo em pé. Com atenção você poderá notar uma faixa de pelos elevada no meio da coluna dorsal dele.

Por mais engraçado que pareça, essa é uma tentativa inconsciente do cão parecer maior do que o normal. Outras espécies também fazem isso.

Essa não é necessariamente uma postura agressiva, mas manifesta um alerta importante de que uma mordida pode vir em seguida. Portanto, quando perceber esse sinal, o ideal é cortar a fonte de estresse no mesmo momento afastando-o com muita firmeza e serenidade da pessoa, objeto ou animal que fez com que ele tivesse essa reação.

Rosnados

Quando um cão rosna não significa necessariamente que ele está pronto para um ataque. Rosnar durante brincadeiras com você pode ser apenas um tipo de provocação alternativo a latidos para que o jogo continue.

Se o cão rosna enquanto está acuado e mostra os dentes, aí sim alguma atitude precisa ser tomada para evitar problemas mais graves. Prevenir o comportamento agressivo é sempre a melhor solução. Uma vez que o animal aprende que através do seu comportamento agressivo ele pode “resolver” a situação, ele voltará a usar esse comportamento sempre que se sentir acuado. Evite!

Posição das orelhas

As orelhas dos cães são incrivelmente expressivas. Quando estão altas são sinal de curiosidade e alerta máximo em relação ao som ambiente, ou até uma demonstração de que ele está concentradíssimo em uma caça ou numa brincadeira. Orelhas baixas indicam que o cachorro está se sentindo ameaçado.

Mais uma vez, é seu papel enquanto tutor de cortar o ciclo que deu início a esse mal-estar para ele.

Rabo entre as pernas

A clássica expressão não surgiu por acaso.

Quando um cão tenta esconder a causa, é um sinal de que ele está angustiado e precisa de proteção. Seja você o super-herói dele transmitindo amparo e segurança nessa hora.

Cantoria

Os cães podem uivar por razões bem distintas.

Um uivo longo e choroso indica que ele pode estar sofrendo de solidão. Se ele chegou agora na sua casa ou foi separado de outros cães, é provável que esteja lamentando a separação. Como reagir a isso?

Mantenha-o perto de você por mais tempo, principalmente se for um uivo recorrente. Assim ele se sentirá menos solitário.

Um uivo curto, que começa baixinho e vai subindo de volume geralmente sinaliza que seu cão está muito animado. Isso costuma acontecer quando ele ganha comida ou logo que você chega em casa. Ele deve estar dizendo uhuuuulll, agora eu vou brincar!

Tem também o uivo conhecido como uivo sirene que em geral é uma resposta ao uivo de outro cãozinho ou a um ruído contínuo, como o alarme de um carro disparado.

Agora que você já sabe identificar alguns sinais importantes relativos a comunicação dos cães, preste bastante atenção para não perder nenhum detalhe e assim compreender o seu amigo da melhor forma possível. Vocês só terão a ganhar!

Curta a página do Quintal Animal no facebook e fique sabendo mais notícias como esta!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *