Devo tosar meu cão no verão?

Devo tosar meu cão no verão?

Tosar o cão no verão é uma polêmica conhecida. Alguns acreditam que a tosa pode trazer mais malefícios do que benefícios, outros já defendem que a tosa ajuda no calor, higiene e consequentemente a saúde. Mas como decidir se tosar é a melhor opção para o cão?

Vamos começar entendendo a estrutura básica dos tipos de pelos. Temos a pelagem simples, com uma camada de pelos principal, e a pelagem dupla, com pelos principais mais o subpelo, fino, macio e mais curto.

No verão temos a impressão que algumas raças por terem pelo longo sentem muito mais calor, mas isso nem sempre é verdade. A pelagem serve como um regulador de temperatura ajudando o cão a manter o corpo quente no inverno e fresco no verão.

O subpelo evita a absorção em excesso de calor alem de queimaduras caso a pele fique diretamente exposta ao sol. Se optar por tosar seu cão, avalie se vale a pena cortar seu pelo rente a pele. É recomendado para algumas raças deixar 5cm de pelo para que o animal fique mais protegido.

A prática da tosa higiênica, onde a região íntima do animal é raspada, é bem comum entre raças como Lhasa Apso e Shitsu, mas não é específica para para o verão, geralmente é feita durante o ano todo. Ela evita que resíduos grudem nos pelos e nessa época do ano pode ajudar a reduzir a possibilidade de pegar pulgas e carrapatos que são mais comuns durante o verão.

Escove diariamente a pelagem do seu cão, essa prática retira os pelos mortos deixando-os mais bonitos e saudáveis. Nao exagere nos banhos na época de calor, a pele tem uma gordura natural que proteje o cão contra micoses e outros problemas de pele.

A pelagem dos cães tem vários tipos de textura, cores e comprimentos, isso tudo deve ser levado em consideração na hora de decidir por tosar ou não seu animal. Consulte um especialista e escolha qual a melhor opção para seu cão. Nao esqueça de hidratá-lo sempre com água fresca e aproveite o verão com muitas brincadeiras!

Curta a página do Quintal Animal no facebook e fique sabendo mais notícias como esta!

Foto: Augusto Kuba

Compartilhar

Comments

  1. Exatamente o que eu procurava, muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *